top of page

AYURVEDA: UMA FORMA DIFERENTE DE PENSAR E ENXERGAR A VIDA

O ayurveda nos mostra uma forma profunda de enxergar as coisas.

mesa com itens hindus e um livro de ayurveda

A maioria das pessoas acabam se interessando pelo Ayurveda por estarem em busca de melhorar sua saúde, de uma alimentação mais saudável, ou até mesmo rotinas diárias que proporcionem maior bem estar. Entretanto, logo se dão conta de que o Ayurveda é muito mais do que isto. Na verdade, é uma forma totalmente diferente de pensar e enxergar a vida.


Pensar de forma ayurvédica requer o uso de diferentes perspectivas, o que significa pensar de forma sistêmica. No início isto é um pouco difícil, pois geralmente nós não estamos acostumados a enxergar as conexões entre os diferentes elementos da vida. Mas com o tempo, você pega o jeito, tudo se torna mais claro e com isto, o fascínio pelo Ayurveda se transforma em pura admiração. Por que sua vida realmente se transforma!


Ayurveda significa "ciência da vida"

A Ayurveda nos ajuda a descobrir como nossos corpos interagem com o mundo natural sempre qualificando as experiências e padrões individuais na natureza. Não é apenas sobre cultivar boa saúde, mas também sobre outras aplicações. Por exemplo, quando seu filho estiver muito agitado, massageie seus pés com óleo para acalmá-lo, ou quando você estiver desanimado ou sem concentração, prepare um chá picante para tomar.


Ao invés de colocar as pessoas em caixas padronizadas, o Ayurveda analisa as condições da pessoa de forma individualizada, reconhecendo que tudo na vida é um relacionamento e que as sensações e experiências devem ser levadas em consideração para que você possa ver como as peças se encaixam no todo.


O Ayurveda permite que melhoremos nossa qualidade de vida, e também nos dá a percepção e compreensão necessárias para aumentar o autoconhecimento, a sensação de bem estar e a capacidade de cuidarmos de nós mesmos.


Valorizar a visão do todo, a dieta, o estilo de vida, os relacionamentos interpessoais e intrapessoal, o ambiente, é na verdade reconhecer que o tratamento eficaz tem nuances e deve ser adaptado de forma exclusiva para cada um. Nem o resfriado, nem a depressão ou mesmo a azia são resultados de uma mesma causa em todas as pessoas, portanto o tratamento deve possuir abordagens diferentes. Examinar as relações entre as coisas é fundamental no Ayurveda. Seguir uma fórmula pode parecer mais prático, porém se conhecer a fundo é muito melhor.


A Ayurveda mostra que a qualidade de vida vem da rotina diária e reconhece o mundo natural como o meio para o bem-estar básico, que pode ser usado por todos. Um sistema acessível que toda pessoa pode aprender e aplicar seus conceitos fundamentais no dia a dia. Uma tradição que segue os ritos da natureza e manteve seu valor e tradição intactos por milhares de anos.



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page