top of page

CABELOS ENFRAQUECIDOS? MANEIRAS DE AUMENTAR A QUANTIDADE DE CABELO E ENGROSSÁ-LOS DE FORMA NATURAL.

O enfraquecimento capilar pode ocorrer devido a vários motivos, como alterações hormonais, deficiências nutricionais e substâncias químicas. Caso seu couro cabeludo esteja enfraquecido é necessário identificar a causa e tomar medidas corretivas para reverter o problema.

mulher com as mãos no cabelo
m

Neste artigo, irei compartilhar algumas maneiras ayurvédicas muito eficazes que promovem a força do couro cabeludo e até engrossam os fios de maneira natural. Este post lhe dará ferramentas bastante úteis que ajudarão na saúde e beleza de seus cabelos.


O enfraquecimento do cabelo

O enfraquecimento capilar pode ser causado por vários fatores, incluindo condições médicas, alterações hormonais, deficiências nutricionais, estresse e fatores de estilo de vida.

Uma cabeça humana saudável normalmente tem 100.000 fios de cabelo e dos quais cerca de 100 fios caem diariamente através de processos normais de esfoliação. O cabelo segue um ciclo de crescimento específico com quatro fases distintas e simultâneas: Anágena, catágena, telógena e exógena.

fios de cabelo

Cada fase tem características específicas que determinam o comprimento dos fios. Estas fases ocorrem simultaneamente. Ou seja, um fio de cabelo pode estar na fase anágena, enquanto outro está na fase telógena, e assim por diante.

Sabe-se que aproximadamente 85% a 90% dos cabelos estão em fase anágena, 2%–4% estão na fase catágena e cerca de 10% estão em fase telógena. A fase telógena normalmente dura de 3 a 4 meses e, portanto, por cálculos aproximados pode-se chegar ao número de 100 fios caindo por dia. O que é totalmente natural!

Porém, o enfraquecimento do cabelo pode ocorrer quando os folículos capilares entram na fase telógena muito cedo levando a diminuição progressiva da densidade dos fios, ou se a fase anágena for muito curta levando ao aumento da queda. Para promover a saúde dos cabelos, é importante focar na fase anágena, pois é quando os folículos capilares estão produzindo ativamente novas células ciliadas.

Para uma fase anágena equilibrada, você pode estimular o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo por meio de massagens, exercícios e uma dieta saudável. Isso ajuda a fornecer nutrientes essenciais e oxigênio aos folículos capilares, promovendo o crescimento e o surgimento de novos fios.

É claro, que existem uma série de condições que vão influenciar a quantidade e a espessura dos fios em cada pessoa, inclusive condições hereditárias. Porém pelo ayurveda é possível convidar seus cabelos a tornarem-se sua melhor versão possível sem alterar suas características essenciais.


Perspectiva ayurvédica sobre o enfraquecimento capilar

Pelo Ayurveda, o enfraquecimento do cabelo ocorre devido a um desequilíbrio dos doshas Vata e Pitta, que governam o metabolismo e o sistema nervoso.


massagem capilar

Vata é responsável pelo movimento de todas as coisas no corpo, incluindo o fluxo de sangue e nutrientes que vão para os folículos capilares. Quando Vata está em desequilíbrio, os folículos capilares não recebem nutrição suficiente e os cabelos tornam-se fracos e ralos.

Por sua vez, Pitta é responsável pela transformação dos nutrientes no corpo, incluindo a conversão dos alimentos em moléculas necessárias para o crescimento do cabelo. Quando Pitta está em desequilíbrio, pode resultar em inflamação e acúmulo de toxinas no couro cabeludo, danificando os folículos capilares.


É possível deixar o cabelo mais cheio com fios mais encorpados?

Reverter o enfraquecimento do couro cabeludo depende de vários fatores. Mas existem formas naturais de cuidado que podem te ajudar a melhorar a saúde e o aspecto dos fios. Por este motivo, o tratamento capilar ayurvédico visa restaurar o equilíbrio dos doshas no organismo, o que pode ser conquistado por meio de uma dieta adequada, modificações no estilo de vida e pelo uso de shampoos a base de ervas e óleos ayurvédicos.


1. Vitaminas para cabelos saudáveis

O crescimento adequado dos tecidos capilares depende da suficiência nutricional de vários minerais e vitaminas. Aqui estão alguns nutrientes importantes:

1. Biotina: promove o crescimento e surgimento de novos fios.

2. Ferro: essencial para o crescimento saudável do cabelo, a deficiência de ferro pode causar queda.

3. Zinco: essencial para o crescimento saudável do cabelo e pode ajudar na regulação da queda dos fios.

4. Vitamina D: importante para o crescimento e espessura saudáveis ​​do cabelo. Baixos níveis de vitamina D têm sido associados à queda capilar.


2. Mudanças no estilo de vida para cabelos cheios de brilho

Fazer mudanças simples no estilo de vida também pode aumentar a quantidade e a saúde dos fios. Aqui estão algumas dicas:

1. Tenha uma dieta saudável: Comer uma dieta rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais é crucial para manter o cabelo saudável. Uma dieta saudável e balanceada pode fornecer ao corpo os nutrientes necessários para promover o crescimento e a espessura do cabelo. Inclua alimentos como vegetais de folhas verdes, frutas, nozes e grãos integrais, que fornecerão nutrientes saudáveis ​​ao cabelo, como proteínas, ferro, zinco, biotina e vitamina D em sua dieta.

2. Autocuidado: O exercício regular pode melhorar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, promovendo o crescimento e a espessura do cabelo. Além disso, o estresse pode contribuir para o enfraquecimento e queda do cabelo. Experimente técnicas de relaxamento como ioga, meditação ou respiração profunda para controlar os níveis de estresse.

3. Use óleos ayurvédicos para crescimento capilar: Os óleos ayurvédicos para saúde capilar, dos quais você encontrará na Machaerium Botanicals, contêm ingredientes naturais que ajudam a promover o crescimento e a saúde do cabelo. Esses óleos penetram profundamente no couro cabeludo, nutrindo os folículos capilares e promovendo o crescimento saudável do cabelo.

óleo ayurvédico

4. Massageie o couro cabeludo: Massagear o couro cabeludo aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, promovendo o crescimento e a espessura do cabelo. Use os dedos para massagear suavemente o couro cabeludo por alguns minutos todos os dias.

5. Evite ferramentas de modelagem térmica: Ferramentas de modelagem térmica, podem danificar o cabelo, tornando-o fino e quebradiço. Além disso, produtos químicos agressivos e penteados apertados podem danificar o cabelo e causar a quebra dos fios. Use estas ferramentas com moderação. Opte por rotinas suaves de cuidados com os cabelos.

6. Use shampoos naturais: Os shampoos tradicionais podem conter produtos químicos agressivos que retiram a oleosidade natural do cabelo e causam danos. Em vez disso, use shampoos naturais sem sulfatos, parabenos e outros ingredientes prejudiciais. Na Machaerium Botanicals você pode encontrar shampoos ayurvédicos a base de ervas 100% naturais que foram desenvolvidos especialmente para a saúde de seus cabelos.


3. Ervas ayurvédicas indicadas para a saúde capilar

As ervas são um componente essencial do cuidado capilar ayurvédico e também de nossos produtos. Elas são usadas ​​para promover a circulação do couro cabeludo, desintoxicar o couro cabeludo e promover o crescimento saudável do cabelo. Algumas das melhores ervas ayurvédicas para o crescimento do cabelo incluem:


1. Bhringraj: é conhecido como o “rei das ervas” no Ayurveda e é usado para promover o crescimento do cabelo e prevenir a queda de cabelo. Ajuda a melhorar a circulação do couro cabeludo, fortalecer os folículos capilares e nutrir o cabelo.

2. Brahmi: é uma poderosa erva ayurvédica usada para acalmar a mente e promover clareza mental. Também é usado para promover o crescimento do cabelo e fortalecer os folículos capilares.

amla

3. Amla: é uma rica fonte de vitamina C e antioxidantes. Ajuda a nutrir o cabelo e o couro cabeludo, prevenir o envelhecimento prematuro e promover o crescimento saudável do cabelo.

4. Jatamansi: ajuda a aumentar o tamanho folicular do cabelo e prolonga a fase de crescimento.


5. Massagem capilar ayurvédica passo a passo

A massagem capilar ayurvédica, é uma forma terapêutica de nutrir o couro cabeludo e promover o crescimento dos fios. Realizar massagens capilares ayurvédicas regularmente pode ajudar a promover o crescimento saudável do cabelo, reduzir a queda e aliviar o estresse. Aqui estão os passos para realizar uma massagem capilar ayurvédica:

1. Aplique o óleo ayurvédico à base de ervas no couro cabeludo em pequenas quantidades. Se preferir, você poderá aplicar o óleo morno para uma melhor penetração (para isto, coloque-o em uma tigela com água quente por alguns minutos antes de utilizá-lo).

2. Massageie suavemente o couro cabeludo usando as pontas dos dedos em movimentos circulares. Aplique uma leve pressão e cubra todo o couro cabeludo.

3. Cubra o cabelo com uma touca de banho ou toalha e deixe o óleo agir por pelo menos de 1 à 2 horas. Se você não possui muita oleosidade na raíz, pode deixar por mais tempo para obter o máximo de benefícios.

4. Após este período, enxágue os cabelos com água morna, e lave-os com shampoo e condicionador à base de ervas natural. Lembre-se que não adianta realizar a oleação e depois utilizar um shampoo cheio de ingredientes sintéticos que farão mal ao seu cabelo e a você.


Conclusão

Lidar com o enfraquecimento capilar pode ser desafiador e emocionalmente desgastante. No entanto, o Ayurveda, pode ajudar. Compreender as causas subjacentes do enfraquecimento do cabelo, fazer mudanças no estilo de vida e usar produtos adequados para sua necessidade, pode te auxiliar no restabelecimento do equilibrio capliar.

Na Machaerium Botanicals é possível realizar uma rotina de autocuidado capilar utilizando abordagens naturais e ayurvédicas.

Se você busca uma linha de cuidados capilares 100% natural encorajamos você a experimentar nossos produtos. Estamos empenhados em ajudá-lo a ter acesso a produtos que cuidarão de seus cabelos de forma natural, sustentável e saudável.


Um abraço,

até a próxima.


AVISO MÉDICO

Este conteúdo é apenas para fins informativos e educacionais. Não se destina a fornecer aconselhamento médico ou substituir tal aconselhamento ou tratamento de um médico pessoal. Todos os leitores/espectadores deste conteúdo são aconselhados a consultar seus médicos ou profissionais de saúde qualificados sobre questões específicas de saúde. Nem a Machaerium Botanicals nem o editor deste conteúdo se responsabilizam por possíveis consequências para a saúde de qualquer pessoa ou pessoas que leiam ou sigam as informações neste conteúdo educacional. Todos os espectadores deste conteúdo, especialmente aqueles que tomam medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, devem consultar seus médicos antes de iniciar qualquer tratamento, nutrição, suplemento ou programa de estilo de vida.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page