top of page

DOSHAS: OS RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO DO CORPO E SAÚDE

Atualizado: 18 de set. de 2023

Seu corpo oscila entre equilíbrio e desequilíbrio, quer entender mais sobre isto? Então vem comigo.


pessoa se equilibrando

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, o conceito de saúde não é algo estático, mas dinâmico. Assim como a própria vida, o estado de saúde ocorre dentro de um fluxo, e para que este fluxo ocorra é necessário a existência de dois polos opostos: o que leva ao equilíbrio e o que leva ao desequilíbrio.


Esta balança entre estes dois pontos é explicada pelo funcionamento dinâmico dos DOSHAS. Quando os doshas estão em harmonia o corpo funciona de forma ideal, quando eles estão em desarmonia o corpo passa a sofrer danos.


Para falarmos sobre os doshas, primeiro é necessário falar sobre os cinco elementos. O Ayurveda, lê o universo por meio dos 5 elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Estes elementos interagem entre si, de forma especial e única, para formar toda a diversidade que conhecemos no mundo físico.


os quatro elementos

  • A TERRA é o estado sólido da matéria e tem como característica a estabilidade e a rigidez;

  • A ÁGUA é o estado líquido da matéria e tem como característica a fluidez;

  • O FOGO é a matéria com poder de transmutar as outras substâncias, sua característica é a transformação;

  • O AR é o estado gasoso da matéria, sua característica é o dinamismo e a mobilidade;

  • E o ÉTER é onde tudo se manifesta, o espaço onde tudo ocorre. Ele não tem existência física, existe no espaço entre a matéria.

Você deve estar se perguntando o que isto tem a ver com os doshas?

Bem, logo a gente chega lá!


Todos os 5 elementos estão presentes em cada indivíduo em proporções e combinações variadas de forma singular e a manutenção do equilíbrio individual desses cinco elementos é necessária para a saúde plena. Quando sua combinação única é mantida, sua saúde é boa. Mas quando esta combinação está perturbada, sua saúde começa a ser influenciada de forma negativa.


Por exemplo, o elemento terra em excesso pode levar ao aumento de peso, a depressão e tédio. O aumento do elemento água pode resultar em edemas. O elemento ar em excesso pode causar ansiedade, ressecamento e o fogo aumentado pode acarretar em úlceras, gastrite, sentimento de raiva e ódio. Todos os elementos desempenham um papel importante na formação da estrutura de nossos tecidos e na manutenção de nossas funções.


Quando os elementos se unem de formas específicas são formados os doshas, cada um com predominância de dois elementos específicos.


Os três doshas do corpo

VATA

É a junção do éter e do ar, o princípio da mobilidade. É responsável pela interface do indivíduo com o mundo, regula o sistema nervoso, a energia vital, a respiração, a movimentação dos alimentos no sistema digestório, o entusiasmo, a perseverança, os impulsos fisiológicos.

PITTA

É a junção da água e do fogo, é responsável pela digestão de tudo o que entra no corpo, inclusive pensamentos e emoções. É responsável pela regulação do calor, pelo apetite, pela vitalidade, aprendizado, compreensão, processos digestivos e transformações bioquímicas do corpo em geral, coragem, disposição, boa visão, maciez da pele.

KAPHA

É a junção da água e da terra, compreende todas as nossas células, tecidos e órgãos, representa a força que constitui nossos corpos. É responsável pela estruturação e regulação da absorção e incorporação dos nutrientes, lubrificação, estabilidade, paciência, resiliência, bom funcionamento das articulações, tolerância.


Todos nós temos esses três doshas atuando em nosso organismo, mas em proporções únicas em cada indivíduo. Isto mesmo, ninguém no mundo é exatamente igual a você!


Quando nascemos, chegamos ao mundo com o que chamamos de constituição original, a Prakriti: a essência do corpo físico. Geralmente ela é composta por um ou dois dos doshas que se sobressaem e mais raramente quando os três possuem atuação de forma balanceada, esta combinação é estabelecida na hora da concepção. Ao longo da vida, passamos pela influência de inúmeros fatores externos, que causam variações nestes estados originais dos doshas.


Quando tais variações são pequenas, os doshas voltam ao seu estado normal rapidamente, porém quando as variações são mais intensas ou persistem, os doshas permanecem em desequilíbrio e os problemas começam a surgir nos afastando de nossa constituição original.


O papel do autoconhecimento na saúde

pessoa deitada

A mente possui um papel importantíssimo nestas mudanças pois é o repositório das impressões advindas dos sentidos, ligados ao contexto social. Por este aspecto, as impressões mais importantes vêm de nossas relações interpessoais, que se iniciam logo na infância com os pais e/ou pessoas que temos maior convívio.


Tais impressões dão o conteúdo no qual nossa atividade mental se baseia, e ela por sua vez, influencia nossa constituição. Dentre essas impressões estão os sentimentos, emoções e crenças que se fundem em nossas atitudes e hábitos constituindo nosso modo de viver e nos afetando física e mentalmente.


É neste ponto que passamos a compreender a importância do autoconhecimento para a saúde corporal e mental. Conhecer sua constituição original e o estado atual de seus doshas (vikriti) é uma forma de se autoconhecer, e auxilia na obtenção de maior autonomia sobre questões do próprio corpo e mente.


Este é o diferencial da abordagem ayurvédica, ela te ajuda a trilhar um caminho de auto resgate pelo conhecimento e ampliação da percepção de si mesmo, tanto no sentido físico quanto mental, trazendo a consciência quem você realmente é de maneira única e singular.


O conhecimento dos doshas ajuda muito nesta jornada, porém desfazer condicionamentos da mente e compreender a psique como um todo também se faz necessário. Uma vida física em ordem e equilíbrio faz parte do processo de autoconhecimento. Perceber e reconhecer a si, e aos próprios hábitos de forma mais clara, é essencial para ampliar sua consciência interior.


Os doshas são a forma pela qual o Ayurveda entende as relações que ocorrem dentro do corpo e com o ambiente externo. A partir desta perspectiva, podemos compreender melhor o que nos desequilibra e como nossos hábitos e comportamentos influenciam nossa saúde. Espero que este pequeno resumo tenha ajudado a compreender um pouco mais sobre o Ayurveda e seu enorme potencial como guia de uma vida melhor e completa.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page