top of page

A PRIMAVERA CHEGOU! SUGESTÕES AYURVÉDICAS PARA A ESTAÇÃO MAIS BONITA DO ANO.

A estação mais bonita do ano começou e com ela o dosha kapha tende entrar em desequilíbrio. Sabe por que?

flores na primavera

No ayurveda a primavera é a estação onde os elementos água e terra passam a predominar, criando a base para o início de uma nova vida. Pela visão da natureza é um período de cultivo, de expansão e recomeço.


A suavidade da primavera é um atributo do elemento água, enquanto o elemento terra passa uma sensação de aterramento. Neste período ambos os elementos nos encorajam a renovação, porém ainda de forma mais contida, menos acelerada.


A primavera é relacionada ao dosha kapha e por isto possui uma tendência de levar este dosha ao desequilíbrio.


O dosha kapha é agravado por qualidade pesadas, úmidas e frias. Portanto, um fator importante para não agravar o dosha kapha durante a primavera é dar preferência a alimentos de qualidades leves, quentes e secas, atividades e rituais de autocuidado.


Desequilíbrios comuns de kapha


Quando o dosha kapha está desequilibrado, ele apresenta alguns sinais como:

mulher olhando o horizonte


- Desânimo e letargia da mente

- Digestão lenta

- Distúrbios respiratórios

- Redução de olfato

- Náuseas

- Pele e cabelos oleosos

- Inchaço corporal

- Sensação de prisão em uma rotina

- Problemas com apego

- Dores nas articulações

- Sensação de peso no corpo

- Dores na lombar e na dorsal


Sugestões para equilibrar kapha na primavera


Abaixo estão algumas sugestões para ajudar a manter o equilíbrio de kapha na primavera:


Alimentação

Na dieta dê preferência para sabores amargos, picantes e adstringentes. Incorpore verduras cozidas à sua dieta. Refogue levemente, espinafre, mostarda, couve com uma pequena quantidade de óleo de oliva ou ghee.


Estas verduras possuem sabores amargos e adstringentes que ajudam na limpeza do corpo e na digestão evitando a sensação de peso. Pode adicionar cebola, alho e nabo no refogado pois estes vegetais irão ajudar a aumentar seu fogo digestivo e a limpar o corpo de resíduos tóxicos (ama).


De acordo com o Ayurveda, é melhor para as pessoas com predominância de kapha começar com verduras cozidas na primavera e depois passar para saladas cruas apenas no verão.

Isso ocorre porque seu fogo digestivo (agni) tende a ser baixo; portanto, os alimentos crus são mais difíceis de digerir do que os vegetais cozidos.


Evite grandes quantidades de feijão carioca e feijão preto. Dê preferência para a lentilha, o feijão azuki e ao mungo.


As frutas como banana madura, morango e maçã devem ser evitadas, prefira frutas adstringentes como maçã verde, romã, laranja, mexerica, cítricos em geral.


As nozes são excelentes para equilibrar o dosha kapha. Na hora de preparar um lanche dê preferência a semente de gergelim, abóbora ou girassol.


Os melhores grãos para kapha dosha são milho e trigo sarraceno. Grãos leves e refrescantes também podem ser consumidos, incluindo quinoa e amaranto. O arroz basmati também é uma opção, pois é considerado tridosha, ou seja, equilibra todos os doshas vata, pitta e kapha.


Todas as especiarias são benéficas para o dosha kapha. Por isto adicione estes temperos na sua dieta nesta primavera: açafrão, gengibre, pimenta preta, assa-fétida, pimenta caiena e sementes de mostarda. Estas são as especiarias mais picantes e quentes que ajudam a estimular a digestão.


Evite o consumo de carne caso você esteja sentindo os efeitos do dosha kapha de forma acentuada. As carnes são mais pesadas e dificultam a digestão. Dê preferência aos ovos por exemplo.


De forma geral, evite alimentos de difícil digestão, frios, gordurosos e doces


Sono

Rumo à longevidade e à boa saúde, o sono apropriadamente praticado ampara o corpo. A normalidade de sua função influencia todo o funcionamento de nossas atividades orgânicas.


Procure ir para a cama às 22h devido ao movimento dos doshas e acorde um pouco antes ou junto ao nascer do sol. Caso você tenha dificuldades com o sono, recomendo um banho com o sabonete conforto índigo antes de dormir. Ele irá relaxar e propiciar uma noite mais tranquila.


Quanto mais cedo você levantar, mais fácil será sair da cama porque o dosha kapha está iniciando seu acúmulo ao invés de ser agravado. Entre as 6h e 10h o dosha kapha é predominante, desta forma as qualidades pesadas, densas e monótonas de kapha se instalam no corpo e na mente e fica mais difícil movimentar-se.


O truque é levantar e sair da cama ao acordar, sem ficar enrolando o alarme do lado da cabeceira com o botão “soneca”. LEVANTE SEM PENSAR! Uma vez que você saiu dos lençóis é hora de aproveitar a manhã inteirinha.


Autocuidado

Se você faz yoga, dê preferência para sequências de fluxo com movimentos mais rápidos. Mover-se nas saudações ao sol respirando uma vez por movimento, isto ajudará a aliviar a estagnação do corpo e da mente. Concentre-se em posturas que expandam o tórax para ajudar o sistema respiratório e a liberar emoções reprimidas.


Procure admirar a natureza, experiencie momentos de contemplação, busque a companhia de amigos e passe momentos leves e agradáveis. Exercite-se moderadamente todos os dias e evite dormir no período diurno.


Se você ainda não começou a incorporar rituais de autocuidado ayurvédicos em sua rotina diária, não há melhor momento do que AGORA. O kit Bavalana de cuidados capilares, possui ingredientes tridosha e também ingredientes indicados para o equilíbrio do dosha kapha, como cedro, gengibre, hortelã-pimenta e alecrim. Sendo apropriado para purificar e reduzir o excesso de kapha no couro cabeludo, regulando a oleosidade e nutrindo bulbo capilar. Além, é claro de possuir ação aromaterápica.


mulher segurando buque

Enfim, primavera!


À medida que avançamos para os dias floridos da primavera, espero que esses rituais ayurvédicos simples ajudem você a se sentir renovado e revigorado.


Lembre-se de que suas práticas diárias são muito poderosas e determinarão sua saúde a curto e longo prazo. Todos os dias, reserve um tempo para si mesmo em meio a correria e demandas. Um brinde à renovação e à promessa da primavera!


Um grande abraço, e até a próxima!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page