top of page

COMO A ROTINA DIÁRIA PODE LEVAR A UMA VIDA MAIS LEVE E EQUILIBRADA

A rotina é um fator chave para determinar a qualidade de vida de uma pessoa. Para nossa sorte, é também um dos fatores sobre o qual temos maior controle.


mulher na acordando

Antigamente nossa civilização vivia de uma forma diferente da vida que levamos hoje, naquela época as pessoas eram mais intimamente entrelaçadas com a vida natural. Sentiam as influencias dos ritmos e ciclos naturais de forma mais nítida e consciente, compreendiam melhor a interação de seus corpos com o ambiente em que viviam.

A questão é que nos dias de hoje, apesar de estarmos sendo influenciados fortemente por estes ciclos, passamos a vivenciá-los de forma automática sem nos darmos conta da existência deles. O problema é que a chave mestra para uma boa saúde é nos colocarmos em harmonia com a natureza e seus ciclos. Se você der mais atenção a este aspecto em sua vida provavelmente irá se surpreender.


Dentro do ayurveda, uma rotina diária ideal deve ser baseada nos padrões da Natureza, o que também significa estar em sintonia com a sua própria natureza (prakriti), a forma como você é constituído mental, emocional e fisicamente.


DINACHAYA , A ROTINA AYURVÉDICA DIÁRIA

ciclo diário

Na verdade, nosso corpo funciona como um relógio, ou melhor, vários relógios ao mesmo tempo. Segundo o Ayurveda, todo órgão possui um horário em que ele está em seu período ótimo de funcionamento. Por exemplo, a manhã costuma ser o horário dos pulmões, o meio dia do estômago (quando bate aquela fome!), a tarde do fígado e no entardecer é a vez do cólon e dos rins. Este relógio biológico segue o relógio dos doshas. Isto mesmo! Existe um ciclo diário entre vata-pitta e kapha.


Com base nestes relógios, os sábios ayurvédicos desenvolveram a Dinacharya, ou rotina diária. Essa rotina diária é a arte de trazer harmonia entre seus relógios biológicos e seus doshas.


Para você seguir o Dinachaya de forma mais adequada, o ideal é procurar um terapeuta ayurvédico para te auxiliar neste processo. Mas existem algumas atividades que você já pode começar a fazer hoje mesmo:


ACORDE CEDO

Pelo ayurveda o ideal é acordar um pouco antes do nascer do sol. O horário da manhã entre as 6h e 10h são governados pelo dosha kapha. Você já percebeu que quando acorda tarde, levanta com uma sensação estranha de peso no corpo? Pois é, isto ocorre porque durante este período devemos equilibrar a estagnação de kapha com o movimento de nossos corpos.


mulher meditando

MEDITAÇÃO

Medite, faça uma oração, agradeça logo após acordar. A gratidão eleva sua frequência energética e te sintoniza com coisas boas. A meditação pode ser breve (5 minutos), o importante é que você coloque a atenção de sua mente no presente.


BEBA UM COPO DE ÁGUA MORNA

Antes de comer qualquer coisa, tome um copo de água de preferência morna. Isto será benéfico para seu fogo digestivo e seu trato gastrointestinal e rins. Irá estimular o peristaltismo dos intestinos ajudando na eliminação das excretas. E por falar em excretas, elas devem ser liberadas preferencialmente no período da manhã.


RASPE A LÍNGUA

Outra atividade bastante importante é a limpeza da língua. Isto mesmo, raspar a língua de forma suave com um raspador (de aço inox ou cobre) antes de escovar os dentes é uma parte importante da higiene bucal. Por meio desta prática você pode aprender muito sobre sua saúde. Observe como sua língua está revestida, qual o cheiro de seu hálito. Se houver saburra na língua, significa a presença de toxinas (ama) no organismo. Talvez você tenha se alimentado muito tarde no dia anterior ou comeu algo de difícil digestão.


FAÇA EXERCÍCIOS

Exercícios devem ser feitos diariamente (se possível no período da manhã). Apenas preste atenção para não realizar exercícios de forma exagerada, seu corpo possui um limite e não é saudável ultrapassá-lo.


PRANAYAMA

Exercícios de respiração (pranayama) também são muito bem vindos, estes podem ser feitos durante a meditação ou em qualquer momento do dia quando você sentir necessidade de se centralizar.


REFEIÇOES

O café da manhã deve ser bastante leve nos meses quentes, e mais substanciais em clima frio. No almoço, não beba líquidos em demasia durante a refeição, apenas um pouco já ajuda a melhorar a digestão, o ideal seria 1/3 de líquido para 2/3 de alimento. Não assista televisão enquanto come, coloque sua atenção na comida, assim você comerá apenas na quantidade suficiente e estará preparando sus sistema digestório para receber o alimento. Não coma tarde pois isto irá perturbar seu sono e você se sentirá cansado pela manhã.


FOQUE NO PRESENTE

Habitue-se a manter sua mente meditativa, preste atenção no seu presente, o que você está fazendo, as coisas que estão acontecendo ao seu redor, não passe seu dia de forma automática com sua atenção apenas no futuro ou no passado. Preste atenção em sua postura, uma postura incorreta atrapalha a sua atenção.



pessoas no parque

CAMINHE NA NATUREZA

Faça passeios na mata, no parque, em locais perto da natureza. Ouça os pássaros, a água, os animais. Nesta escuta focada, a mente meditativa é recuperada, cada dia te trará algo novo e único.



ANTES DE DORMIR

Dê preferência para uma boa leitura, beba algo adequado para o momento como chás para relaxar ou leite com um pouco de gengibre, cardamomo e cúrcuma. Passe um pouco de óleo nas solas dos pés e/ou no couro cabeludo para acalmar e promover um sono restaurador. Fique em silêncio e preste atenção em sua respiração por alguns minutos. Nas pausas entre as respirações, você se deparará com o silêncio mental cheio de energia e inteligência.



Você viu como alguns detalhes podem enriquecer sua rotina diária?


Uma rotina diária é essencial para manter uma boa saúde, mente e consciência para um nível mais elevado de funcionamento, pois ela nos ajuda a entrarmos em harmonia com os ritmos da natureza e regularizar nosso relógio biológico, proporcionando uma vida mais leve e equilibrada. De forma indireta também promove uma boa digestão, gera autoestima, disciplina, paz e felicidade.


De acordo com Ayurveda, quando nos esforçamos para seguir uma rotina adequada passamos a viver nossas vidas mais em harmonia com a Mãe Natureza.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page