top of page

AYURVEDA TRAZ 9 SUGESTÕES PERFEITAS PARA SEU VERÃO

Atualizado: 9 de abr.


praia em dia ensolarado

No ayurveda, o verão é considerado a estação Pitta pois é liderado pelo elemento fogo.


Geralmente o aumento do elemento fogo no ambiente faz com que fiquemos mais impacientes e até mesmo irritados, ou seja, nosso fogo interior tende a sair um pouco do controle. Bom, sem dúvida este é um exemplo do poder de transformação que o elemento fogo carrega.


O fogo tem o poder de mudar você ou uma situação de forma positiva ou negativa, depende de como você lida com a energia e a ativação deste elemento poderoso. Você pode aproveitar este período para dar início a transformações.


Os meses do verão são excelentes para momentos de expansão, tanto da criatividade quanto da energia que nos ajuda a alcançar nossos objetivos e nosso verdadeiro propósito, o dharma da vida.


Entretanto, apesar de beneficiar estes momentos, o verão tende a acarretar o desequilíbrio do dosha Pitta trazendo alguns sinais desconfortáveis no corpo físico e emocional como por exemplo, inflamações na pele, oleosidade, irritabilidade, exaustão, indigestão entre outros sintomas.


Recomendações Gerais para Equilíbriar-se no verão

A beleza do Ayurveda é que ele ensina a trabalhar a observação e consciência do que está acontecendo em nosso corpo e mente. 


Observe os efeitos que o calor tem primeiro no seu corpo e depois na sua mente. Sua conexão consigo mesmo o ajudará a compreender as práticas de estilo de vida que podem ajudá-lo a manter o equilíbrio à medida que o fogo vem à tona.


Abaixo estão algumas recomendações para ajudar a manter Pitta em equilíbrio durante todo o verão:


1.     DIETA


prato de salada

Prefira sabores doces, adstringentes e amargos.

O verão é o momento ideal para introduzir verduras frescas na sua alimentação. Prefira frutas doces e suculentas, como morangos frescos e pêssegos, em vez de frutas ácidas. (As frutas ácidas têm tendência a aumentar o calor do corpo). Além disso, aproveite as frutas hidratantes que abundam como melancia, melão e melão. Se você come carne, o Ayurveda recomenda frango e peixe.

Alguns dos melhores alimentos pacificadores de pitta são folhas verdes, coco, pepino, melão e melancia. Os melhores laticínios são iogurte, leite e ghee (manteiga clarificada). Enfeite saladas e outros pratos com coentro refrescante, salsa e brotos de alfafa e evite bebidas quentes, alimentos picantes, álcool, cafeína e pimenta.



2.     ALIE-SE AS ERVAS


ervas e temperos

Procure ervas culinárias apropriadas para a estação

O verão é a estação ideal para substituir temperos quentes como pimenta caiena, sementes de mostarda, pimenta preta e canela por ervas mais refrescantes como hortelã-pimenta, cominho, calêndula, lavanda e erva-doce. Essas ervas refrescantes e calmantes podem ajudar contra inflamação e indigestão no trato digestivo.



3.     EXERCÍCIO


pessoas fazendo yoga

Evite exercícios que aumentem o calor das 10h às 14h.

Segundo o Ayurveda, o elemento fogo é mais forte das 10h às 14h; portanto, sugere-se fazer exercícios nas horas mais frescas da manhã ou no final da tarde. Se você precisar realizar esforço físico entre 10h e 14h, beba bastante água, pode até fazer uma infusão de hortelã e respire uniformemente pelo nariz para manter a mente e o corpo frescos. 



mulher fazendo massagem

Faça do auto-abhyanga parte de sua rotina diária.

Se você ainda não começou a incorporar as práticas de autocuidado ayurvédico em sua rotina diária, comece este verão praticando a auto-massagem abhyanga. Faça uma oleação corporal levando em consideração seu dosha e a época do ano, os óleos de girassol e amêndoa doce são bons para refrescar a pele inflamada e irritada. Além de hidratar a pele, você também alivia o estresse e a irritabilidade mental.



5.     BANHO DE SOL AYURVÉDICO


menina tomando sol no parque

Faça uma caminhada de 10 a 15 minutos ao nascer do sol, quando os raios suaves que incidem sobre seu rosto e pele estimularão o sadhaka pitta – um princípio energético que, segundo o ayurveda, é um levantador de humor semelhante à serotonina e à melatonina que promove a criatividade. A luz solar também ajuda a estimular a produção de vitamina D pelo corpo – uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel importante na absorção de cálcio, o que por sua vez leva a ossos mais fortes.



6.    HIDRATE-SE


copo de limonada

O calor intenso do verão retira a umidade das plantas, da terra e de nossos corpos também. Beba pelo menos seis copos de água por dia, mesmo se você é uma pessoa que não sente muita sede. É muito importante hidratar-se ao longo do dia.




7.    HIDRATE SUA PELE DIARIAMENTE


mulher passando óleo no braço

Após o banho, misture uma colher de chá de óleo de coco orgânico não refinado e óleo de rícino em um frasco de vidro com tampa. Coloque a garrafa em água quente até que o óleo fique morno (não quente!). Aplique em todo o corpo para manter a pele flexível, macia e fresca. Você também pode usar este tratamento antes de nadar para proteger a pele da água salgada ou do cloro.


8. AROMATERAPIA


mulher passando óleo essencial

Passe uma gota de óleo essencial de sândalo, lavanda, vetiver, rosa, jasmim nas têmporas, no centro das sobrancelhas, no centro da garganta (na cavidade da garganta), nos pulsos e no umbigo. De acordo com os sutis princípios ayurvédicos, toda a sua aura será carregada com uma fragrância doce que pacifica Pitta. E não se esqueça que os produtos da Machaerium contém óleos essenciais puros que possuem atuação aromaterápica ao mesmo tempo que cuidam de sua pele e cabelos.



9. AJUSTE SEU HORÁRIO DE SONO


mulher dormindo

Você pode ir para a cama um pouco mais tarde nas noites de verão, por volta das 23h, quando parte do calor do sol já se dissipou. Durma do lado direito para abrir a narina esquerda, que corresponde ao ida nadi, o canal de energia sutil que corresponde à lua fria.


 



Com alguns pequenos ajustes é possível aproveitar o verão de forma tranquila e equilibrada. Lembre-se de que a vida é dinâmica e devemos buscar sempre formas de nos adaptarmos ao que o ambiente nos apresenta no momento.


Proteja-se do calor excessivo e aproveite este período do ano para deixar o elemento fogo atuar em sua vida trazendo transformações e muita energia.



AVISO MÉDICO

Este conteúdo é apenas para fins informativos e educacionais. Não se destina a fornecer aconselhamento médico ou substituir tal aconselhamento ou tratamento de um médico pessoal. Todos os leitores/espectadores deste conteúdo são aconselhados a consultar seus médicos ou profissionais de saúde qualificados sobre questões específicas de saúde. Nem a Machaerium Botanicals nem o editor deste conteúdo se responsabilizam por possíveis consequências para a saúde de qualquer pessoa ou pessoas que leiam ou sigam as informações neste conteúdo educacional. Todos os espectadores deste conteúdo, especialmente aqueles que tomam medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, devem consultar seus médicos antes de iniciar qualquer tratamento, nutrição, suplemento ou programa de estilo de vida.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page